25 de out. de 2008

Documentos para cidadania Alemã

Quem não é filho de Alemães e não possui a descendência direta precisa, antes de pedir o passaporte Alemão, solicitar a Verificação de Nacionalidade.

Consulte o post: Quem Pode solicitar Nacionalidade Alemã para mais detalhes sobre os critérios para ter direito a Nacionalidade.

Se você se enquadra nos pré-requisitos, basta começar a reunir os documentos.
A solicitação só será feita depois que você já tiver reunido tudo.

Todos os documentos devem ser entregues em duas vias, uma das cópias deve ser autenticada. E todos os documentos escritos em portugues devem ser traduzidos por um tradutor juramentado.

Lista de documentos:

As certidões devem ser de todos os envolvidos no processo (todas as gerações)
a) certidão de nascimento
b) certidão de casamento
c) certidões de óbito (todo mundo com quem falei me direcionou a ir atrás destas primeiro, ainda não descobri o motivo, mas já consegui as minhas, quer dizer, não a minha, a dos meus parentes falecidos)
d) carteira de identidade brasileira de todos os envolvidos
e) carteira de identidade para estrangeiros de quem veio do exterior
f) antigos passaportes Alemães e documentos de viagem dos imigrantes
g) comprovante de entrada no país (lista de embarque, registro de imigrantes)
h) outros documentos que comprovem a vinda dos imigrantes da Alemanha (certidões, boletins escolares, etc)
i) Registro de Matrícula (para imigrantes que vieram antes de 1904
j) Comprovante de não naturalização - emitido pelo Ministério da Justiça.

Bem, a lista é grande e assusta, mas dá para encarar. É só se dedicar um pouquinho que se consegue tudo. Bem quase tudo. No decorrer do meu processo passo onde estou buscando os documentos que preciso.

Ah, mais informações recorram ao site da Embaixada, só postei os documentos para servir de referência.

67 comentários:

  1. Oi Lígia!
    Comecei a correr atrás da minha documentação e o seu blog está sendo uma ferramenta importante para eu conseguir me organizar como devo. Também sou quarta geração. Já consegui juntar alguns documentos, mas não tenho as certidões de nascimento dos meus bisavós. Sabe como devo proceder neste caso?
    Obrigada!
    Tahiana

    ResponderExcluir
  2. Tahiana,

    Estou emperrada nesta parte...nos documentos que devem estar na Alemanha. Pelo q sei essas certidões não ficam no Brasil. A primeira coisa a fazer é ver se aalgum parente seu tem o documento. Seus bisavós devem tê-lo trazido quando vieram da Alemanha. Se não, teria que contatar os cartórios de lá e solicitar. Vc sabe qual a cidade onde eles nascerama? Começa a busca nos cartórios desta cidade. Tu deve encontrar os endereços na Internet...

    ResponderExcluir
  3. Oi Ligia!
    Obrigada pela resposta.Já estou fazendo uma pesquisa com os nomes das cidades Reichow, da minha bisa, e Herbsdorf, do bisa. Só que, como você, não achei as cidades grafadas desta forma em nenhum mapa! Partindo para as variações pude encontrar as duas relativamente perto de Munique, sendo que a minha avó (única ancestral viva que teve contato com eles)insiste que eles eram das redondezas de Berlim.
    Ai ai. Na carteira de trabalho do meu bisavô também tem a cidade de origem (que é completamente diferente da que consta na carteira do estrangeiro) só que eu ainda não consegui decifrar o que está escrito.
    Obrigada pela ajuda e pelos posts super úteis!
    Se precisar de alguma ajuda aqui do RJ é só avisar.
    Tahiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poste aqui a imagem do documento, que quem conhece terá facilidade em decifrar.

      Excluir
  4. Oi Lígia;
    Estou fazendo uma pesquisa para uma amiga, erla é neta de alemão, mas há um porém, se avô não foi casa do no cartório com sua avó ( que é brasileira), nesse caso ela tem direito a cidadania alemâ?

    e:mail: andrearyser@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em muitos casos, para comprovar os eventos (nascimento, casamento, óbito) podem ser apresentados registros de igrejas.
      Vai depender de o registro civil ser obrigatório ou não no país em questão na época dos eventos.
      Muitos arquivos públicos da Europa ainda guardam esses registros, geralmente separados pela religião (católica, evangélica, judaica).

      Excluir
    2. Dá uma olhada nesse site: http://www.arpensp.org.br/index.cfm?pagina_id=178

      Caso o avô alemão não tenha se casado com a avó brasileira (nem no civil, nem no religioso, se válido) aí sua amiga não pode herdar a nacionalidade do avô, só da avó se ela fosse alemã.

      Excluir
  5. ola, alguem poderia me informar de alguem que busca certidoes alemas, tenho avôs alemoes, mas nao sei em que cidade nasceram.
    obrigado
    fittymc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Lígia, no meu caso eu só consegui encontrar a certidão de óbito do meu bisavô (que veio da Alemanha), e quase morri do coração quando descobri que minha avó JOGOU FORA todos os documentos dele depois que meu avô (filho desse bisavô) morreu.
    Vc tem idéia de como eu procedo para encontrar a certidão de nascimento e de casamento dele na Alemanha?
    Se vc souber de alguma empresa na Alemanha ou aqui que faça isso, eu agradeço:
    patricialibrenz@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. ola meu nome è patricia meu avo^ e descendente de alemao e gostaria de fazer minha cidadania o que devo fazer por onde comecar gostaria muito de sua ajudaa meu email è patriciatavares17@hotmail.com

    um abraçooo

    ResponderExcluir
  8. por favor gostaria de uma informação de alguma casa paroquial ou cartorio de wurtemberg da alemanha e de qual alemanha ese estado pertence
    meu E-mail: fernanda_moschen@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, sei que meus bisavós vieram fugidos da Guerra da Alemanhã, gostaria de saber como faço para conseguir os socumentos que comprovem que eles nasceram lá. Na verdade não sei nem em que cidade ou estado nasceram , pois os dois jah falesceram, e meu avó também e meu pai também já falesceram.

    Meu e-mail: dianal@feevale.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você começa descobrindo a cidade onde eles nasceram, mas confirme antes se você herdou a nacionalidade deles ou não (antepassados paternos ou antepassados paternos da sua mãe se vc nasceu após 1975). Também vale lembrar que se eles deixaram a Alemanha antes de 1904 é preciso ter matrícula consular.

      Para descobrir a cidade onde nasceram, se você não tem os documentos deles guardados, pode solicitar no cartório do município que eles moravam no Brasil, seja certidão de casamento, óbito, qualquer documento onde possa constar o local de nascimento.
      Uma vez que você descobre essa cidade alemã, você procura no arquivo público dela (Staatsarchiv).

      Excluir
  10. Ola..Quero tirar a minha cidadania Alema.
    Tenho certeza que meus bisavos paternos (Os pais do meu avo, pai do meu pai) são alemães. Mais não sei se meu avo nasceu aqui ou na Alemanha. E ele faleceu em 1980. Como devo proceder?Eu ainda tenho direito a cidadania?
    Aguardo com urgência orientação.

    agathachamone@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se teu bisavô deixou a Alemanha depois de 1904, sim. Se antes, é preciso ter matrícula consular.
      Além disso, é preciso verificar se qualquer um dos teus antepassados se naturalizou ou seguiu carreira militar antes do nascimento da geração seguinte.
      Até onde sei, naturalizações no Brasil eram raras e serviço militar obrigatório não é problema, mas sim ter sido militar de carreira.
      Dependendo da época que teu bisavô tenha nascido, ele pode ter perdido a nacionalidade alemã por não ter servido na Alemanha durante a 1ª Guerra, mas se teu avô já era nascido, isso não importa.

      Excluir
  11. Alguem sabe como façopara conseguir uma cópia ou declaração de uma carteira modelo 19?
    Onde posso buscar informações sobre lista de passageiros dos navios?

    Emails: lulusisi@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Ola...

    Estou no inicio da trajetoria... sei que vai ser dificil.
    Eu ja consegui rastrear os meu parente... pai, vô, bisavô, trisavô.
    Como faço pra conseguir as identidades deste povo ai... se ja estao todos falecidos?
    grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos Cartórios de Registros Civis dos municípios onde eles moravam você encontrará as certidões de nascimento, casamento*, divórcio* e óbito* (*se for o caso). Quanto à carteira de identidade, até onde sei não é preciso (não consta nada nos sites oficiais, não sei pq listaram nesse post).

      Excluir
  14. Caso eu só tenha a minha identidade e a do meu pai, como faço pra emitir uma identidade do meu avô e do meu bisavô falecidos?

    edo.schiller@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, não precisa de RG (identidade brasileira) dos antepassados.
      O que é preciso é o RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), que só passou a ser obrigatório em 1938 para os imigrantes com menos de 60 anos.
      Se este for o seu caso, procure no Arquivo Nacional.

      Excluir
  15. Olá, sei que meus tataravós vieram fugidos da Guerra da Alemanhã, gostaria de saber como faço para conseguir os socumentos que comprovem que eles nasceram lá. Na verdade não sei nem em que cidade ou estado nasceram , pois os dois jah falesceram, e meu bizavó e meu avo também. Vc teria um contato de alguem que pode me ajudar neste caso??se for preciso ate pago pra isso, mas nao tenho nem ideia de como conseguir este doc.Obrigado pela atencao aguardo um retorno teu Por favorrr...kkkk everson.amorim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. ola ... bom dia eu sou o paulo cesar a minha esposa e decendente de alemao naum sei se e de avô ou avò so sei que o pai dela e ela assinam o sobrenome alemao .
    o pai dela ela naum ve a mais de 20 anos e naum sabe se esta vivo como que eu faço para saber se ela tem direito a dupla cidadania e por onde u começo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece fazendo uma árvore genealógica!
      Descubra quem foi o primeiro imigrante e se a nacionalidade dele foi transmitida para as demais gerações até chegar na sua esposa. As regras para transmissão ou perda da nacionalidade alemã estão nos sites dos consulados e em vários outros.

      Excluir
  17. Olá. Bom dia!

    Meus tataravós eram alemães, não sei nem o nome ao certo dos dois, pois sei que meu tataravo quando veio de guerra pra mudou automaticamente seu nome para caetano alves, porém em 2014 estou indo para Alemanha fazer intercâmbio, vc sabe se há algum órgão alemão na Alemanha especializado nisso? Eu sei que cada cidade alemã detém um cartório específico para a cidade...porém há algum sindicato ou coisa do gênero geral para a Alemanha... eu falo alemão, então não tenho problemas com ler os documentos. Outra dúvida, se eu descobrir meu sobrenome alemão, posso alterá-lo no RG?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  18. Depois que conseguir toda a documentação, como proceder? Leva ao consulado e aguarda ou tem que fazer mais alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entra no site do consulado alemão da região onde vc mora e confira se tem todos os documentos mesmo, caso os tenha, vc terá que providenciar traduções juramentadas de tudo o que não estiver em alemão e aí fazer um agendamento no consulado para entregar os documentos e iniciar o Requerimento da Certidão de Nacionalidade Alemã. Não esqueça de preencher (em alemão) a ficha disponível no site. Se quiser que mais familiares tb obtenham o certificado, todos maiores de 14 anos terão que preencher fichas próprias.
      O consulado verificará os documentos e, se estiver tudo certo, encaminhará para Colônia (Köln) de onde virá a resposta entre 2 e 3 anos.
      Caso positivo, vc pagará a taxa de 25 euros por requerente. Caso negativo, 18 euros.

      Excluir
  19. Caro amigo, o pai da minha esposa já tirou o passaporte alemão para dois filhos dele, mas ainda falta tirar o da minha esposa e da outra irmã dela. Acredito, dessa forma, que já houve todo o processo de documentação junto à embaixada. Nesse caso como procedo para requisitar a cidadania de minha esposa também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir do seu texto, há variantes:

      - Supondo que ela tenha direito à nacionalidade alemã, apenas falte o Certificado de Nacionalidade Alemã, ela pode apresentar esse CNA do familiar, preencher a ficha (em alemão) demonstrando todos os antepassados desde o alemão que veio pro Brasil e adicionar apenas os documentos dela (certidão de nascimento e casamento, com tradução juramentada). Esse processo provavelmente será mais rápido, mas esse tempo depende da fila no órgão responsável em Köln, Deutschland;

      - Se ela possui o CNA, mas não emitiu passaporte alemão. Basta apresentá-lo no consuludo e solicitar a emissão (pagando a devida taxa);

      - Se a nacionalidade dos irmãos dela provém da mãe deles e sua esposa nasceu antes de 1975, ela não tem direito;

      - Se a nacionalidade provém do pai, mas vcs se casaram antes de 1953, ela perdeu o direito à nacionalidade alemã.

      Espero ter sido claro. Certificado de Nacionalidade e Passaporte são coisas diferentes. Aconselho vcs conversarem com o pai dela ou os irmãos, ou alguém que saiba como foi feito o processo deles e ver ao certo qual é o caso.

      Excluir
    2. Caso o pai (ou mãe se ela nasceu depois de 1975) seja alemão, não é preciso fazer o Requerimento de Constatação de Nacionalidade Alemã (que demora mais de 2 anos) para conseguir um CNA, bastaria o pai (ou mãe) registrar o filho no consulado e este já poderia emitir passaporte alemão.
      Mas não sei se é possível com filhos adultos. Se este for o caso, teria que se informar no consulado da sua residência.

      Excluir
  20. Oi, eu sou da 3° geração, Avô, Mãe e Eu, mais não tenho nenhum documento do meu avô, ele chegou no Brasil aos 12 anos e deixou familiares na Alemanha, como faço para adquirir estes documentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem quiser procurar descendencia/antepassados alemães, digite no google wwwarquivohistoricodejoinvile/listadeimograntes.com.br/lista/tudo e boa sorte. Meu email mhugorodolf@hotmail.com

      Excluir
    2. Teu avô veio sozinho ou com os pais?
      Se vc nasceu depois de 1975, precisa descobrir em que cidade da Alemanha teu avô e bisavô nasceram. Aí procura no arquivo público dela (Staatsarchiv). Caso a imigração tenha ocorrido após 1914, vc tb irá precisar dos documentos dos pais desse imigrante (bisavós ou trisavós).

      Excluir
  21. Bom sou neta de alemães tanto da parte do pai e da mãe, meus avós vieram para o Brasil durante a segunda mundial, como faço para comprovar. Tenho ainda parentes na Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que procurar em qual navio eles vieram. Tenta o www.familysearch.com , achei o cartão de embarque do meu bisavô nesse site. Depois tem que pedir para esses seus parentes na Alemanha conseguirem a segunda via da certidão de nascimento e de casamento dos seus avós. Aqui no Brasil vc precisa ir no cartório buscar a certidão de óbito de seus avos + certidão de nascimento dos seus pais.

      Excluir
  22. Olá,

    Estou em busca do comprovante de não-naturalização e preciso de sua confirmação em relação ao local para retirar este documento, é mesmo no Ministério da Justiça? E se sim, por meio de que? Email, telefone, etc...? Preciso de algum documento para provar algo ao solicitar o comprovante?

    Obrigada desde já pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja possível pela internet:
      http://www.justica.gov.br/acesso-a-sistemas/e-certidao

      Excluir
    2. Não sei se existe um lugar físico para emitir a Certidão Negativa de Naturalização (CNN), mas pela internet no site acima funciona sim, só precisa apostilar num cartório depois de imprimir. O notário terá que acessar a página da autenticação para então fazer a Apostila de Haia.

      Excluir
  23. Olá1
    Para solicitar a certidão negativa de naturalização enviar requerimento ao Min.Justiça pedindo pelo nome do antepassado.Tempo de espera -+ uns 3/5 meses

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Meu nome é Júlia, meu bisavô era alemão. Gostaria de saber se tenho alguma chance de tirar cidadania alemã, pois o meu caso é: Bisavô/Avó/Pai/eu.
    Aguardo resposta, Júlia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu pai nasceu após 01-01-1975, sim. Se ele nasceu antes dessa data, não.

      Excluir
    2. Ah! Tua avó tb não pode ter se casado com não-alemão antes de 1953.

      Assim, se sua avó casou depois de abril de 53 e seu pai nasceu após janeiro de 75, vale a pena começar a data da imigração (listas de embarque, passaportes deles, RNE). Conforme a data da chegada e a idade que teu bisavô tinha, muda um pouco a exigência dos documentos.

      Excluir
  25. Olá,
    Sou neta de alemães. Sei que meu avô veio de Hamburg, mas a documentação foi praticamente toda perdida. Poderiam me ajudar com alguma informação de como encontrar esses documentos.
    Meu e-mail: isa.41@bol.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá, meu nome é Yara, estou em duvidas em relação aos documentos, minha mãe e meu pai são alemães, porem atualmente separados, vivo com minha mãe mas atualmente ela esta na Inglaterra e estamos organizando para que eu possa fazer a cidadania e o passaporte alemão para assim então ir com livre acesso e viver lá onde atualmente minha mãe esta, quais são os documentos de minha mãe e os meus ? Não achei esclarecido no site do consulado.
    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc nasceu antes de 1975, só pode herdar a nacionalidade pelo pai.
      Caso vc tenha nascido depois, vc tem as duas opções, mas em ambos os casos terá que acrescentar o RNE e certidão negativa de naturalização (ou positiva após o seu nascimento) e os documentos dos avós.
      Se vc mora no Reino Unido há mais de um ano, terá que apresentar um certificado de não-naturalização tb.

      Excluir
  27. Olá
    Meu nome é Marilei, meu avô veio da segunda guerra mundial, já faleceu, não tenho a certidão de nascimento dele, só da casamento e óbito, como faço para obter esses documentos necessários para dar entrada na dupla cidadania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura no Staatsarchiv (arquivo público) da cidade alemã onde ele nasceu. Mas como ele imigrou após 1914, vc tb precisará dos documentos dos pais dele.

      Excluir
  28. sites que podem ajudar:
    http://www.hamburg.de/staatsarchiv/
    http://auswanderungsanzeigen.de/Namen-Hunsr%FCck.htm
    estão listadas as familias que sairam da alemanha.....desde 1830..

    ResponderExcluir
  29. Olá, tenho bisavós alemães estou tentando achar os documentos mais não estou conseguindo. Meus bisavós são de Berlim,como faço para achar os documentos necessários?

    ResponderExcluir
  30. Graças ao grande DR ensolarado PARA RESOLVER PROBLEMAS MEUS seu email está (drsunnydsolution1@gmail.com

    meu nome é Caroline Nelson, eu era casada com meu marido para 5 anos estávamos vivendo feliz junto para este ano e não até que ele viajou para os EUA para uma viagem de negócios onde conheceu esta garota e desde então ele me e as crianças e de amor e ódio sua única. por isso, quando meu marido voltou da viagem, ele disse que não quer me e os meus filhos ver novamente para que ele nos levou para fora da casa e ele já ia para os EUA para ver que outro uma mulher. então eu e meus filhos estavam agora tão frustrado e eu estava apenas ficar com a minha mãe e eu não estava estar tratando bem, porque minha mãe se casou com outro homem depois da minha morte pai, para o homem que ela se casou com não a tratava bem, i e meus filhos foram tão confundir e eu estava à procura de uma maneira de obter o meu marido de volta para casa porque eu amo e estimá-lo muito, então um dia como eu estava navegando no meu computador eu vi um testemunho sobre o lançador de magias DR ensolarado, testemunhos compartilhado na internet por uma senhora e impressionar-me tanto que eu também acho que de experimentá-lo. No começo eu estava com medo, mas quando eu penso no que eu e os meus filhos estão passando por isso eu contato com ele e ele me disse para ficar calmo para apenas 24 horas que meu marido deve voltar para mim e para minha melhor surpresa eu recebi uma chamada do meu marido no segundo dia pedindo depois que as crianças e eu liguei DR ensolarado e ele disse que seus problemas são resolvidos meu filho. Era assim que eu chegar a minha família de volta depois de um longo esforço de freio-se por uma senhora mal-lo com tudo isso ajuda de DR ensolarado, eu quero que todos vocês sobre este fórum para se juntar a mim para dizer um grande obrigado a DR ensolarado e eu vou Também conselho para qualquer um em tais problemas ou outros similares ou qualquer tipo de problemas também deve contactar o seu e-mail é) (drsunnydsolution1@gmail.com) ele é a solução para todos os seus problemas e dificuldades na vida. mais uma vez o seu endereço de e-mail é (drsunnydsolution1@gmail.com)

    ELE É especializar na Recompensas O seguinte feitiço.

    (1) Se você quer que seu ex-costas.

    (2) se você sempre tem pesadelos.

    (3) Se você quer ser promovido em seu escritório.

    (4) Se você quiser mulheres / homens a correr atrás de você.

    (5) Se você quiser uma criança.

    (6) Se você quer ser rico.

    (7) Se você quiser amarrar o seu marido / esposa para ser seu para sempre.

    (8) Se você precisar de ajuda financeira.

    (9) Como você foi enganado e que você deseja recuperar você perdeu dinheiro.

    (10), se você quiser parar o seu divórcio.

    (11) se você quer se divorciar de seu marido.

    (12) se você quer que seus desejos a serem concedidos.

    (13) Gravidez feitiço para conceber bebê

    (14) Garantir que você ganha os processos judiciais preocupantes e divórcio, não importa como o estágio

    (15) Pare de seu casamento ou relacionamento de quebrar.

    (16) se você tiver qualquer doença, como (HIV), (câncer) ou qualquer doença.

    (17) se precisar de orações pela libertação de seu filho ou você mesmo.

    mais uma vez certifique-se de entrar em contato com ele, se você tiver qualquer problema, ele irá ajudá-lo. seu endereço de e-mail é (drsunnydsolution1@gmail.com) em contato com ele imediatamente ....

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho carta de erança da alemanha de frankfurt do meu avo tenho os documentos dele so nao sei onde foi parar o RG DO MEU AVÔ..Sou da familia Lauer eu consigo minha dupla cidadania alemã?...Tenho a certidão de nascimento dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for seu avô paterno, sim.
      Se for seu avô materno e vc nasceu antes de 1975, não.
      Caso vc tenha direito à nacionalidade alemã, é bom vc pesquisar as datas de todos os eventos (nascimento, casamento, óbito, imigração...), pois de acordo com a época são necessários documentos extras.
      Se seu avô foi o primeiro alemão a vir para o Brasil (adulto, sem os pais) e isso foi depois de 1914, tem que ter os documentos dos pais dele tb.
      Se teu avô tinha menos de 60 anos em 1938, terá que localizar o RNE dele no Arquivo Nacional.
      Sempre há variáveis, se informe no site oficial (consulado mais próximo).

      Excluir
  32. Meu nome é Pamela Durell, eu nunca pensei que eu vou sorrir de novo, meu marido me deixou com duas crianças por outra mulher, todo o esforço para trazê-lo de volta falhou eu pensei que eu não vou vê-lo novamente, não até que eu conheci uma senhora chamada Emilly que me contou sobre um lançador de magias chamado Dr.OMOFUMA email omofuma temple@gmail.com espiritual, Ela me deu seu endereço de email e número de celular e entrei em contato com ele e ele me garantiu que dentro de 48 horas o meu marido vai voltar para mim, In menos de 48 horas meu marido voltou e começou a implorar por perdão dizendo que é o trabalho dos diabos, então eu ainda estou surpresa até agora sobre esse milagre, se você precisar de alguma ajuda
    dele você pode contatá-lo através de: email omofumaspiritualtemple@gmail.com. Caro Dr. meu Deus irá abençoá-lo para o bom trabalho que tem vindo a fazer na vida de muitas pessoas, eu nunca vou esquecer você.
    (1) Se você quer que seu ex-costas.
    (2) se você sempre tem pesadelos.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer mulheres / homens a correr atrás de você.
    (5) Se você quiser uma criança.
    (6) CASE TRIBUNAL E SEGURANÇA DO TRABALHO Magias:
    (7) Você quer que seu marido / esposa para ser
    para sempre teu.
    (8) Se você precisar de ajuda financeira.
    (9) Você foi enganado e que você deseja recuperar você perdeu dinheiro de volta.
    (10) você precisa de um feitiço para parar o divórcio?
    (11) você esteve doente ou dis-capazes e você precisa de cura?
    (12) Hsv cura
    entre em contato com seu e-mail agora ....
    Email: omofumaspiritualtemple@gmail.com ou ligue 2348110039089.
    ESTE HOMEM É GRANDE agradecimentos para o que você tem feito por me.i CONTINUARÁ tosquiar este testemunho AO PÚBLICO NA INTERNET.

    ResponderExcluir
  33. como saber se meus antpassados fizerom a matricula antes de 1904 n consulado?

    ResponderExcluir
  34. como saber se meus antpassados fizerom a matricula antes de 1904 n consulado?

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. como saber se meus antpassados fizerom a matricula antes de 1904 n consulado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com o consulado mais próximo de onde o antepassado imigrante morava.
      No Brasil, apenas dois consulados guardam as matrículas daquela época: Rio de Janeiro e Porto Alegre. Caso não esteja em nenhum destes, pode tirar a dúvida com o Ministério das Relações Exteriores em Berlin.

      Excluir
  37. A certidão de nascimento e casamento de pessoas falecidas tem que ser atualizada (nova)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, desde que ainda seja legível (e pode ser original ou cópia autenticada). Se não for legível, pra tirar a segunda via no cartório sai uns 34 reais...
      Mas tem um porém, talvez vc não precise das certidões de óbito dos antepassados envolvidos. Sei que está na lista de documentos exigidos pelo consulado, mas eles podem dispensar isso, uma vez que não interfere na transmissão da nacionalidade.
      Meu conselho, se preocupe em reunir todos os outros documentos e aí verifique com o consulado.

      Excluir
  38. Oi,meu pai era alemão e queria fazer a documentação alemã. Gostaria de saber qual o valor da taxa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, vc teria duas opções:
      A primeira, se seu pai ainda for vivo, seria fazer uma certidão de nascimento póstuma no consulado alemão. Mas não sei dos detalhes ou quanto tempo demora.
      A outra opção é fazer um Requerimento de Nacionalidade Alemã (o assunto desta página). Cada requerente pagará uma taxa de 25 euros se for deferido e 18 euros caso contrário.
      O que sai caro são as traduções juramentadas dos documentos que não estiverem em alemão e pagar um agente, caso você não tenha os documentos ou desconheça onde procurar.
      Como é do teu pai, não serão muitos documentos (gerações) para traduzir (em torno de 60 reais para cada 1000 caracteres).
      Mas vale a pena confirmar se ele ou vc não perdeu a nacionalidade alemã por alguma razão (algum dos dois foi ou é militar de carreia fora da Alemanha?; algum de vcs se naturalizou?). E, caso seu pai tenha saído da Alemanha após 1914, tb precisa dos documentos dos pais dele (que já estarão em alemão, provavelmente).

      Vale a pena se informar no consulado relativo ao seu endereço para ver qual o caminho mais fácil pro seu caso.

      Excluir
  39. Olá, gostaria de fazer algumas correções na lista de documentos exposta no início dessa página. Mantive o texto original do autor e meus comentários seguem entre chaves {}.

    Lista de documentos:

    As certidões devem ser de todos os envolvidos no processo (todas as gerações) {não, para o imigrante há uma lista de documentos, para as gerações sequentes outra e para você, o requerente, ainda outros documentos, o que é geral é a certidão de nascimento e de casamento, se for o caso}
    a) certidão de nascimento {sim, de todos os envolvidos}
    b) certidão de casamento {sim, de todos os envolvidos que foram ou são casados; quem se divorciou ou enviuvou e casou de novo, precisa acrescentar estes documentos}
    c) certidões de óbito (todo mundo com quem falei me direcionou a ir atrás destas primeiro, ainda não descobri o motivo, mas já consegui as minhas, quer dizer, não a minha, a dos meus parentes falecidos) {pode ser que não precise, uma vez que não afeta a transmissão da nacionalidade}
    d) carteira de identidade brasileira de todos os envolvidos {não, apenas do(s) requerente(s), no caso você ou você e familiares incluídos no mesmo processo; também precisa do(s) seu(s) passaporte(s)}
    e) carteira de identidade para estrangeiros de quem veio do exterior {apenas para o imigrante que tinha até 60 anos em 1938, quando esse documento (RNE) passou a ser lei no Brasil}
    f) antigos passaportes Alemães e documentos de viagem dos imigrantes {aqui você tem 3 opções: ou o passaporte do imigrante, ou a lista de passageiros ou uma certidão de desembarque}
    g) comprovante de entrada no país (lista de embarque, registro de imigrantes) {o mesmo comentário da letra 'f', só precisa de uma das 3 opções}
    h) outros documentos que comprovem a vinda dos imigrantes da Alemanha (certidões, boletins escolares, etc) {tais documentos reforçam o processo, mas não são obrigatórios}
    i) Registro de Matrícula (para imigrantes que vieram antes de 1904 {necessária para quem saiu da Alemanha antes de 1904, se for seu caso e você não tiver a Matrícula Consular, nem adianta juntar outros documentos, pois seu antepassado perdeu a nacionalidade}
    j) Comprovante de não naturalização - emitido pelo Ministério da Justiça. {só frisando que essa certidão é referente ao imigrante, não a todos}
    {eu acrescentaria a letra 'k' Heimatschein, se seu antepassado imigrante tinha esse certificado de nacionalidade alemã, é preciso incluí-lo na lista, do contrário não se preocupe}

    Bom, não quero com isso criticar o trabalho do autor dessa página, ao qual parabenizo pela iniciativa, apenas quis dar minha contribuição.

    Acrescento que sempre vale a pena verificar junto ao consulado de sua residência, pois as coisas podem variar um pouco de caso pra caso, ou mesmo a legislação pode mudar.

    ResponderExcluir
  40. Meu bisavô veio da Alemanha depois de 1920, meu avô nasceu no Brasil, mas prestou serviço militar obrigatório por no máximo 1 ano, pelas informações que tenho, antes do nascimento do meu pai.
    Há algum problema?
    Não tenho documentos comprovando o serviço militar dele, isso seria necessário?

    ResponderExcluir
  41. Não sei te responder se precisa apresentar algum documento militar (à princípio não é requerido), mas como teu avô prestou apenas serviço militar obrigatório, isso NÃO fez ele perder a nacionalidade alemã. Se o consulado solicitar algum comprovante, vc procura a junta militar da região onde ele morava.

    Lembrando que quem descende de um imigrante que saiu da Alemanha após 1914 tb precisa apresentar os documentos do pai deste; e mais, se o imigrante tinha menos de 60 anos em 1938 (ou veio depois dessa data) tb precisa do RNE.

    ResponderExcluir