27 de out. de 2008

Onde conseguir documentos: Arquivo Público

O Arquivo Público do Rio Grande do Sul foi um verdadeiro achado.
Trata-se de um Órgão administrado pelo Governo do Estado, que é rápido e eficiente. E o atendimento é ótimo.

Bem, descobri na Internet (sabe-se lá em que site) que algumas pessoas encontravam documentos no Arquivo Público. Então tratei de descobrir o que é, para que serve e onde fica o do RS.

No Arquivo público podemos encontrar:
- Mensagens presidenciais, da assembléia Legislativa, balanços do governo, registro de posse dos funcionários do estado (isso não é muito importante pra gente);
- Documento relativos a personalidades e fatos históricos e geográficos (que também não é importante para nós);
- e por fim, o que eles chamam de Arquivo Forense, onde estão os registros de nascimento, casamento e óbito com data entre 1929 a 1975. As habilitações para casamento de 1980 a 1985, o que totaliza em torno de 8milhões de documentos.

Como funciona:

Você precisa saber o nome na pessoa, o local do fato (cidade, não cartório) e a data exata (dia, mês e ano). Tendo estas informações você pode ligar para o tele atendimento: 51 32863299 ou enviar um e-mail: tele-apers@sarh.rs.gov.br e solicitar que o documento seja separado para você.
Você liga, espera 40 minutos e liga novamente para ver se o documento foi localizado, se sim, eles fazem um xerox e autenticam a cópia para você e não cobram nada por isso.

- E se eu não tiver os dados completos?
Neste caso, você pode pedir para que os livros de registros sejam separados. Neste caso você mesmo fará a pesquisa. Deve-se determinar o fato e o local de registro, além do ano aproximado (quanto mais aproximado mais fácil de encontrar). A solicitação é feita de um dia para o outro, os livros são separados e se olha folha por folha, livro por livro. As certidões de óbito, nascimento e casamento são arquivadas por data (por isso as datas são importantes). Não são de todas as cidades que os documentos se encontram no Arquivo Público em Porto Alegre, deve-se ligar e questionar.
javascript:void(0)
Ah, quando eles te mostram uma pilha de livros você leva o maior susto e desanima, parece que vai ter que ficar dias enfurnado lá pesquisando, mas como é só folhear, vai rapidinho. Em duas horas consegui folhear uns 10 livros e achar 2 documentos, sendo que só um eu tinha a data exata do fato (e foi o mais difícil, pois era uma certidão manuscrita, aí não se entende nada daquelas letras cursivas de antigamente. Um horror).

Também é possível pesquisar documentos de casamento pelo site:
Sistema On Line de Pesquisa, No primeiro Campo você seleciona: Processo/HAbilitação para casamento, no segundo o cartório. E no terceiro o Arquivo Público. Daí preenche com o sobrenome que deve aparecer a lista de pessoas.

Site do Arquivo Público do Rio Grande do Sul
Rua Riachuelo, 1031, Centro de Porto Alegre.
O Atendimento é 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário