25 de out. de 2008

Minha história

Durante toda minha infância o máximo que me aprofundei sobre a Alemanha foi nas aulas de História e Geografia. Ah, também sabia que meu sobrenome era Alemão BUCHFINK e que ninguém nunca conseguia escrevê-lo. B.U.C.H.F.I.N.K, era a Lígia pequenininha explicando para as pessoas.

Também quando eu era pequena, na praia, minha avó contava histórias de quando ela era pequena, numa destas ela me contou que meu bisavô tinha vindo da Alemanha, lutado na Guerra, etc. Então eu também sabia disso.

Acontece que minha descendência é por parte de meu avô paterno, só que minha Avó Paterna se divorciou do meu avô quando meu pai ainda era pequeno, e ela se mudou de cidade. Então nunca tivemos muito contatos com parentes e toda essas coisas de famílias grandes.

Então minha situação, ao começar a pesquisa era: não sabia nada de Alemanha, não tinha nenhum contato com a cultura Alemã (exceto por morar em São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Berço da Colonização Alemã) e não sabia nada sobre meus parentes, genealogia, etc. Mas como quanto mais difícil mais divertido é... isso foi inspirador.

Assim comecei a bisbilhotar de vez em quando, entrar em sites, arrancar as informações restritas do meu pai, da minha avó, e aos poucos se vai avançando. Ainda mais com q Internet que facilita horrores a vida da gente. O que no começo parece um buraco negro, com o tempo vai despertando alguns feixes de luz e você vai juntando as informações, conhecendo pessoas, entendendo como funciona e se divertindo.

Parece difícil e é difícil, mas não impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário