28 de out. de 2008

Projeto Imigrantes

O site Projeto Imigrantes oferece um serviço de pesquisa por sobrenome que oferece até 15 itens sobre os integrantes do sobrenome. Custa R$50,00 a lista dá para pesquisar somente se existem as informações no banco de dados deles.

Fiz uma consulta, vou ver o resultado.

Eles também oferecem o Histórico do Sobrenome e Brasões de Famílias, mas isso não é muito interessante para o processo de cidadania, é mais por curiosidade, é um pouco carinho o serviço inclusive.

Neste link eles dão orientação ao processo de cidadania. As vantagesn citadas para quem obtém a dupla cidadania é a possibilidade de morar na comunidade Européia, facilidade nos check-in, e transitar livremente pelos países Europeus e trabalhar legalmente lá. O que é muito interessante.

Um pouco de história, fiz um resumo, mas vale a pena ler o texto na íntegra no link.

A colonização por imigrantes começou com a abertura dos Portos em 1808 e com a independência do Brasil em... (Você lembra dessa data?) 1822.
Os primeiros imigrantes (fora os negros cuja história e propósito infelizmente foi bem diferente) eram Alemães e vieram para o Rio Grande do Sul, por volta de 1824. O governo ofereceu a eles lotes de terra, para que construissem as colônias. Os Italianos chegaram por volta de 1870 no Rio Grande do Sul e na Itália. Em 1880 teve uma grande leva de imigração por diversos motivos.

A imigração em massa foi adotada para substituir o trabalho escravo, desta forma o governo ao invés de oferecer lotes de terra passou a trazer as pessaos para trabalhar. No Brasil estíma-se que 4,5 milhões de pessoas imigraram entre 1882 e 1934 (dentre eles o meu bisavô, como vou achar o nome dele no meio de todos esses (medo)). Um dos portos de entrada era o Porto de Santos, em São Paulo.
os imigrantes Alemães que vieram devido ao Programa de Imigração do Governo para o Rio Grande do Sul (por volta de 1824) chegaram no porto do RS, visto que vieram de barco até São Leopoldo onde iniciou a colonização Alemã. Porém os imigrantes que vieram mais tarde podem ter chegado por Santos, visto que em 1900 já havia transporte ferroviário. Não sei bem certo essa história, mas foi o que me explicaram no Museu Histórico.

Para saber mais sobre imigração Alemã no RS:

A colonização (Uma Alemoa gorda e simpática) chegou em 1924, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, pelo Rio dos Sinos, região conhecida hoje por Vale do Rio dos Sinos, que fica a 30minutos de Porto Alegre.
Durante todo o processo chegaram em torno de 250mil imigrantes (não todos juntos, um pouquinho por ano né, só tinha mato na região). A maior intensidade foi em 1920.
As colônias principais e que mais se desenvolveram foram: Blumenau, Joinville e Brusque (Santa Catarina) e São Leopoldo, Novo Hamburgo e Ijuí (Rio Grande do Sul).

Bem, essas informações foram tirados do site Projeto Imigrantes, consultem para ver o texto na íntegra, principalmente se estão buscando os documentos, para conseguir encaixar o "seu imigrante" no período histórico e saber o que ele veio fazer aqui!

Bem, foi isso que encontrei neste site. Vou ver se me dão os retornos sobre as listas do meu sobrenome. Depois publico uma avaliação.

Um comentário:

  1. I'm really enjoying the design and layout of your blog. It's a very easy on the
    eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit
    more often. Did you hire out a developer to create your theme?
    Fantastic work!

    my webpage - internet marketing shortcut

    ResponderExcluir