28 de out. de 2008

Onde conseguir documentos: Arquivo Nacional

O Arquivo Nacional fica no Rio de Janeiro, mas eles tem um sistema de busca on line.

Os serviços que eles prestam são:
- Emissão de certidões: onde eles retiram as informações contidas na certidão em forma de extrato;
- Transcrição Paleográfica: onde eles fazem a transcrição exata dos documentos com uma equipe especializada;
- Reprodução do acervo;
- Consulta aos acervos dos órgãos dos governos militares;
- Atendimento Presencial em Brasília;
- Atendimento presencial no Rio De Janeiro;
e, por fim,
- Atendimento a distância: que foi o que usei.

Os documentos que você pode encontrar pela pesquisa virtual:
- Listas de desembarque
- Carteira de identidade de estrangeiro
- Processos de naturalização

O que você precisa para solicitar os documentos:
Lista de desembarque:
Nome completo do estrangeiro, o dia, mês, ano do desembarque ou o mês, ano e nome
do vapor, bem como o porto em que ocorreu o desembarque

Carteira de Identidade de Estrangeiro
Nome completo do estrangeiro, a filiação e a cidade / estado em que o estrangeiro fez o registro no Brasil.

Processos de naturalização
Nome completo do estrangeiro, filiação, e, se possível, o ano do nascimento e do óbito.

O Arquivo Nacional não emite a negativa de naturalização, apenas localiza se há o processo. Os estrangeiros não eram obrigados a se naturalizarem, mas para o processo de cidadania é necessária a Negativa de Naturalização que se consegue no Ministério da Justiça.

O contato da Coordenação de Atendimento a Distância do Arquivo Nacional é:
Praça da República, 173 - Centro - RJ CEP 20211-350
Tel. (21) 2179-1257 Fax (21) 2179-1304
E-mail: consultas@arquivonacional.gov.br

Vou fazer minha solicitação agora, depois conto como foi o atendimento.

6 comentários:

  1. Ola boa noite eu gostaria de saber o nome do navio que meus bisavós vieram para o brasil em 1923 já procurei e não encontro se alguém souber desde já agradeço meu Email angelicakleizer@hotmail.com os nomes deles Estevam Kleizer e Guizela Kleizer (creio eu que nosso sobrenome foi escrito errado porque o consulado da Austria enviou uma vez um documento para minha tia Theresa Kleizer o nome dela está Theresie Kaiser nesse documento ,já procurei varias vezes documentos da minha família e não encontro ) .

    ResponderExcluir
  2. Ola boa noite eu gostaria de saber o nome do navio que meus bisavós vieram para o brasil em 1923 já procurei e não encontro se alguém souber desde já agradeço meu Email angelicakleizer@hotmail.com os nomes deles Estevam Kleizer e Guizela Kleizer (creio eu que nosso sobrenome foi escrito errado porque o consulado da Austria enviou uma vez um documento para minha tia Theresa Kleizer o nome dela está Theresie Kaiser nesse documento ,já procurei varias vezes documentos da minha família e não encontro ) .

    ResponderExcluir
  3. Minha mae desembarcou em 1927 porto de Santos. Nome Erna herta krüger nome de solteira. Mar martha krüger. Se alguem tiver informacāo

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite, procuro informacoes da minha familia Van der Linde. Meu email barbaravfloriano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. desculpa estava logado no gmail do meu marido Cleber. Procuro Theodor ou Theodoro Van derlinde casado com Catharina Moll.obrigado

    ResponderExcluir
  6. Oi boa tarde meu nome Edvaldo gostaria de saber qual o navio que veio johanes leonardo marino harger alemanhã e Adolfo hiller e francisca schyousky polonia

    ResponderExcluir