4 de jan. de 2009

Naschhausen em Thuringen

Bem, no documento de Registro de Estrangeiros diz, geralmente, a cidade de origem do imigrante assim como a data da chegada ao país, assim como o nome do navio.

No documento de meu bisavô constava Nachause como cidade de origem. Só que a cidade não existe, pelo menos com essa grafia e para o Google que é a ferramenta mais completa que uso para pesquisar. Desta forma fiquei bem preocupada... ainda tinha esperanças que fosse de uma região mais conhecida, como Frankfurt, Munique, as letras grandes que o Google Maps aponta, mas não. Não há referências à esta cidade, nem à esta palavra no Google.

Me indicaram pesquisar por Naschhausen então, cuja grafia é bem parecida, e considerando que o escrivão não deveria conhecer a Alemanha, e não havia acesso ao Google Maps.

Bem, no Google maps há duas cidades, a Naschhausen que é bem no meio da Alemanha e a Aschhausen, mais para o sul.

Thuringen (ou Turíngia) é um estado da Alemanha cuja capital é Erfurt. Naschhausen está neste estado e fica perto de Erfurt.
Latitude: 50.7833333
Longitude: 11.5333333
Altitude: 198m
Lat DMS: 50° 46' 60N
Long DMS: 11° 31' 60E

Abaixo o mapa da Alemanha com Thuringen bem ao centro.


Algumas cidades próximas a Naschhausen: Bibra - Eichenberg - Freienorla - Grosseutersdorf - Gumperda - Niederkrossen - Orlamunde - Rottelmisch - Zwabitz - Zweifelbach

4 comentários:

  1. Olá, Ligia!
    Vc já deu entrada no pedido de certidão negativa de naturalização no Ministério da Justiça? Eu estou com muita dificuldade neste momento, pois preciso da certidão de nascimento do meu avô e não consigo encontrar os endereços dos cartórios de Hannover, pela internet... tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  2. Olá Lígia!
    Estou bastante interessado em conseguir o passaporte alemão. A minha ascendência é a seguinte: Bisavô/Avô/Pai/Eu. Meu bisavô era alemão e veio para o Brasil. Eu estou em dúvida de por onde começar, o que fazer, que documentos providenciar. Gostaria que, se possível, você me desse uma dica. Desde já, obrigado. E boa sorte na sua procura!

    ResponderExcluir
  3. Daniela,

    Não consegui nenhuma informação da Alemanha ainda.
    Mas não procurei muito. Se achares alguma coisa, posta um comentário que adiciono ao Blog :)
    Valeu
    Lìgia

    ResponderExcluir
  4. Tiago,

    O primeiro passo é ir no consulado da Alemanha da tua cidade e conversar com eles. Vc tb pode dar uma lida no site do consulado e nos outros posts do blog. Tem várias dicas!
    Lígia

    ResponderExcluir