4 de jan. de 2009

Naschhausen em Thuringen

Bem, no documento de Registro de Estrangeiros diz, geralmente, a cidade de origem do imigrante assim como a data da chegada ao país, assim como o nome do navio.

No documento de meu bisavô constava Nachause como cidade de origem. Só que a cidade não existe, pelo menos com essa grafia e para o Google que é a ferramenta mais completa que uso para pesquisar. Desta forma fiquei bem preocupada... ainda tinha esperanças que fosse de uma região mais conhecida, como Frankfurt, Munique, as letras grandes que o Google Maps aponta, mas não. Não há referências à esta cidade, nem à esta palavra no Google.

Me indicaram pesquisar por Naschhausen então, cuja grafia é bem parecida, e considerando que o escrivão não deveria conhecer a Alemanha, e não havia acesso ao Google Maps.

Bem, no Google maps há duas cidades, a Naschhausen que é bem no meio da Alemanha e a Aschhausen, mais para o sul.

Thuringen (ou Turíngia) é um estado da Alemanha cuja capital é Erfurt. Naschhausen está neste estado e fica perto de Erfurt.
Latitude: 50.7833333
Longitude: 11.5333333
Altitude: 198m
Lat DMS: 50° 46' 60N
Long DMS: 11° 31' 60E

Abaixo o mapa da Alemanha com Thuringen bem ao centro.


Algumas cidades próximas a Naschhausen: Bibra - Eichenberg - Freienorla - Grosseutersdorf - Gumperda - Niederkrossen - Orlamunde - Rottelmisch - Zwabitz - Zweifelbach

Em busca da cidade perdida

Quanto mais difícil, mais divertido. Não sabia de qual região da Alemanha meu bisavô veio, então tive que reunir vários documentos para descobrir. Pois a cada documento eu coletava uma informaçãozinha importante, tipo quebra-cabeça.

Comecei com as certidões de meu avô (nascimento, casamento e óbito). Nelas constavam os nomes de meus bisavós e datas de óbito ou nascimento. Assim, pude procurar suas certidões de óbito com as quais pude localizar o Registro de Estrangeiros. No qual constava, finalmente, a cidade de onde ele veio, na Alemanha.

Mas como diz o ditado: "desgraça pouca é bobagem"!

Peguei o documento, localizei o campo cidade e fui correndo para o Google...
e adivinhem, a cidade não existe no Google, logo, não deve existir na realidade também.

Depois de uns dias cabisbaixa e pensando que tudo estava perdido criei coragem e mandei vários e-mails para tentar descobrir algo mais sobre a tal cidade.

No documento consta Nachause. Perguntei para um amigo que mora na Alemanha e nada. Então mandei um e-mail para a lista de Genealogia do Yahoo, na qual consegui umas dicas. A Cleusa Warken Palmer me sugeriu pesquisar por Naschhausen em Thuringen. Realmente a grafia é um pouco similar...então surge uma pontinha de esperança.

É muito interessante pois os escrivãos da época não pareciam se preocupar muito com a grafia das coisas, escreviam tudo como achavam que era, o que só pode confundir nossas cabeças hoje.

Valeu Cleusa! Segue minha saga em busca da cidade perdida!